O pinto perto da pia. A pia perto do pinto.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Colégio ou escola?

PRECISO escrever sobre isso. Talvez como um desabafo e principalmente por livrar a minha pele da responsabilidade, da obrigação e da própria consciência (que não deixa de ser MINHA também). Assistimos hoje, eu e dois amigos, um documentário que mostra a real situação do ensino ou dos estabelecimentos que deveriam fazê-lo no nosso país, o Brasil. A sensação de impotência grita diante de jovens que alegam que até os mais ricos roubam -estes que quando chamavam a sua atenção denunciavam ao professor o resto da classe que bagunçava; ou a precária condição dos ônibus que levam estes alunos a uma cidade com escolas de ensino médio e toda a FALTA DE HIPOCRISIA característica de um filme deste gênero. O que mais choca não são os livros didáticos que nunca chegam, a merenda que francamente serve como refeição diária para estas crianças, nem a diferença social entre jovens que formam a elite de São Paulo e aqueles que conseguem de alguma forma desconhecida um VINÍCIUS que educa, em Pernambaco, terra natal do excelentíssimo senhor nosso presidente. A dó, bem longe de qualquer nota musical e de alguma faculdade pública, que eu sinto agora é que tudo isso é resultado do descaso. E nós somos obrigados a concordar que na nossa TV (de plasma, devo acrescentar a diferença entre colégio e escola dá nó na garganta; só quem sentiu isso pode dizer como sufoca. E ainda pior é que não sabemos se a atual situação do ensino do Brasil serve como estímulo ou se o melhor é gargalhar, eu, como parte da rede pública. Porque com criança, meu senhor, com criança não se brinca.

Nenhum comentário: