O pinto perto da pia. A pia perto do pinto.

sábado, 18 de junho de 2011

Voltei

Alguém já parou pra pensar o quanto é absurda a idéia de olhar para alguém e isso ser um crime?

Quando estamos parados no trem, no ponto de ônibus, na fila do mercado, além de não conversar com pessoas que não conhecemos (ou seremos carentes, atirados ou ladrões) não podemos olhar pra ninguém também porque se essa pessoa perceber o clima pesa.
ENCARAR hoje em dia é feio, é falta de educação, é querer ouvir a fofoca dos outros - estamos confundindo as coisas, pessoal! Pra ouvir a conversa alheia, basta tirar o fone do ouvido e torcer pra que ninguém esteja ouvindo música ruim em volume alto; não precisamos, necessariamente, voltar a cabeça pro lado dos fofoqueiros.
Olhar é muito mais objetivo (juro que não estou desmerecendo os outros sentidos) e AINDA não é proibido. Olhar pra roupa que as pessoas vestem, julgá-las pela aparência ou perseguir alguém com os olhos, roubar, sequestrar, matar... aaaah, isso sim merece cadeia! No entanto, pra isso existem os desfiles - pessoas pré-dispostas a serem observadas pelo que vestem (e pasmem: ainda pagam pra ver!) ao contrário ninguém quer ser observado, apesar dos trinta e nove espelhos dentro de casa. Sobre as aparências e mortes nem comento: as nossas sociedades de consumo nunca ensinaram tão bem o português como ensinam essas matérias.
As pessoas deixam de encarar e não observam o comportamento das outras. Eu, por exemplo, adoro olhar a galera do trem e acho que por isso gosto tanto do que eu sou e detesto tanto coisas que eu também sou.

Vamos encarar, gente! As pessoas que estão do nosso lado são muito mais reais do que qualquer coisa. Elas precisam ser vistas e aquela idéia de "olhar pro próximo" deve ser levada, pelo menos, ao pé da letra.

Nenhum comentário: